
Na internet tudo é sempre tão bonito, fotos, declarações, músicas. Na vida real nós nunca sabemos os bastidores disso. Tendo isso em vista, acho as informações bastante necessárias e saudáveis. A violência invisível é a pior, porque arrebenta, mas você não vê sangue.
A maioria dos relacionamentos, os quais não me orgulho, não foram saudáveis. Ás vezes eu demorava pra notar, ás vezes eu notava mas a dependência emocional me fazia de cega. Eu lembro que doía, que estraçalhava. Eu quase não entendia.
A pior sensação do mundo, é a pessoa que você ama e que mais deveria cuidar de você, te coloca lá embaixo como se fosse um nada. Os relacionamentos abusivos, começam de maneira sútil. É um cara, ou uma garota completamente apaixonado(a) por você. Ele(a) deixa isso claro, te dá presentes e te trata como se fosse a pessoa mais sublime que já conheceu.
Essa pessoa vai te prender a ela. Você fica perdidamente apaixonado e engata uma relação. Mas passam meses, e sendo subitamente ou devagar, essa pessoa muda, e você nota essa estranheza. Começam ciúmes obsessivos por coisas sem nexo. Ele tenta diminuir sua auto-estima para que você se sinta insegura por conta da própria insegurança.
Tudo que você faz parece errado e ele(a) te culpa por todos problemas existentes na relação. E você carrega essa culpa e vive pedindo desculpas por coisas que você não fez. Seus amigos e seus familiares começam a incomoda-lo(a), e ele de algum jeito te manipula para que você se afaste deles. Sendo conversas por ciúmes, ou porque eles não te agregam valor.
Essa pessoa vai olhar seu celular e todas suas redes sociais, vai relembrar coisas do seu passado a todo custo, mesmo que isso te machuque. Vai rir. Você se sentirá constrangida na frente dos amigos, porque ele faz piadas sobre sua aparência ou diminui seu intelecto na frente de todos, para que ele pareça melhor.
Todas suas conquistas ou sonhos são menosprezados, porque você nunca pensa direito ou planeja as coisas do jeito certo. Mesmo que você ganhe na loteria, nunca será o suficiente e ele irá encontrar algum modo de fazer pouco caso. Certo da dependência emocional que criou em você, ele usará ameaças de términos, sabendo que você vai implorar uma volta, um recomeço.
Na maioria das vezes, não há violência física. Mas quando há, depois de todas as fases abusando, ele irá começar a te empurrar. Te dar tapas. E vai achar que tudo é uma piada e você tá sendo dramática ou feminista demais.
E talvez, assim como eu, você comece a perceber quando se pega chorando demais. Angustiada demais, e solitária mesmo com alguém do lado o tempo todo. Alguém que você precisa o tempo todo medir as palavras pra não gerar uma nova discussão ou pra não sair angustiada e chorando - de novo. E por medo de deixar essa pessoa brava e ter que pedir desculpas pela maneira que ela age, você vai ficando mais quieta. Mais cabisbaixa, Aceita tudo em silêncio. Quando chega nessa fase, o abusivo venceu. E você se comporta da maneira que ele sempre quis, mas você não consegue ver nada de errado porque ele te manipulou o suficiente para que pense que o intelecto dele é maior e ele beira a perfeição. E ninguém pode perder uma pessoa perfeita, pode?
E talvez, assim como eu, você comece a perceber quando se pega chorando demais. Angustiada demais, e solitária mesmo com alguém do lado o tempo todo. Alguém que você precisa o tempo todo medir as palavras pra não gerar uma nova discussão ou pra não sair angustiada e chorando - de novo. E por medo de deixar essa pessoa brava e ter que pedir desculpas pela maneira que ela age, você vai ficando mais quieta. Mais cabisbaixa, Aceita tudo em silêncio. Quando chega nessa fase, o abusivo venceu. E você se comporta da maneira que ele sempre quis, mas você não consegue ver nada de errado porque ele te manipulou o suficiente para que pense que o intelecto dele é maior e ele beira a perfeição. E ninguém pode perder uma pessoa perfeita, pode?
Se você se identifica com pelo menos um item, é hora de examinar seu relacionamento. Ver se existem mais coisas as quais geram desconforto e medo. Sempre começa com um ciúme bobo, um comentário infeliz. E se você não tiver coragem o suficiente pra romper, pode terminar em agressões. Na cabeça de um abusivo, ele sempre tem razão, e ele age assim só porque você o irritou - e ressalta isso toda vez, como se você fosse uma criança ingênua que não entende as coisas.
O relacionamento abusivo não acaba quando termina. Eles deixam marcas, insegurança, e fazem a todo tempo que você questione sua sanidade. Mesmo depois de anos, ele ainda está na sua memória e é um pedaço do seu coração e ingenuidade que se foram pra sempre. A melhor pessoa para cuidar da gente, somos nós. Fique de olho.
Nunca passei por um relacionamento abusivo, mas imagino o quão ruim e traumático deva ser. É preciso ficar de olhos bem abertos.
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Oi?
ResponderExcluirdeve ser muito difícil a pessoa chegar a conclusão e aceitar que aquilo não dá mais certo. Enquanto a pessoa não perceber que não depende e que não precisa viver nesse tipo de relacionamento, ela ainda vai sofrer muito ... até pq a pessoa pensa que como AMA tem que viver aquilo, e que vai passar. Vive na esperança que o parceiro vai mudar ... nunca vivi isso mas pessoas pessoas proximas a mim sim, e tem um relacionamento com a pessoa ate hoje mesmo eu alertando ...
www.chovendo-risos.blogspot.com
Oi, tudo bem? É importantíssimo saber identificar quando se está num relacionamento tóxico e saber sair dele sem se machucar tanto. Muito bom o texto. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi tudo bem? Ótimo post, adorei as observações muita gente precisa ! Obrigada por isso morro de medo de eu ter um relacionamento assim. Beijos
ResponderExcluirSegredosdamarii.blogspot.com
Segui você, se puder retribuir Thay.
ResponderExcluirNossa! Deve ser bem dolorido mesmo.
ResponderExcluirFelizmente nunca passei por isso, mas imagino que não seja nada fácil.
Texto bem esclarecedor o seu.
BjO
Dany
Blog Breshopping da Dany
Realmente é bem dolorido! Textos como o seu ajudam muito!
ResponderExcluirwww.achatadebatom.com
É preciso perceber para poder sair a tempo....
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Dica muito boa e informativa!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Felizmente, nunca passei por isso. Mas acho que toda a mulher deveria ler esta publicação :)
ResponderExcluirhttps://blogda-joana.blogspot.com/
Post de utilidade pública! É realmente muito difícil para alguém que está num relacionamento abusivo enxerga-lo dessa forma, e o pior é quando a pessoa se torna emocionalmente dependente dx abusador.
ResponderExcluirÉ realmente necessário ficar atentx aos sinais.
Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Sou prova viva de quão terrível é uma relação assim. E pensar que eles vão além do amor romântico. Chefes, familiares, amigos... E é como disse, quem vive não consegue perceber mesmo. É preciso que as pessoas ao redor apem, ajudem e não cobrem tanto.
ResponderExcluirBeijos!
Neila Bahia ♥️
neilabahia.com | @neilabahia
mt importante esse post, mts vezes é dificil perceber e sair de um relacionamento abusivo
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Relacionamento abusivo deixa traumas, mas nada como uma terapia para ajudar recuperar o amor próprio.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Olá obrigada pelo comentário já sigo o blog
ResponderExcluiré super importante ver e perceber estes assuntosRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
É um relato bem de utilidade pública o seu. Eu meio que passei por um relacionamento abusivo... ou quase, pois nunca teve agressão física, mas verbal, teve algumas... E não desejo para ninguém essa situação...
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Muito importante seu texto Thay, eu ando passando por uma situação difícil com relacionamento, ler isso foi muito bom pra mim, de verdade <3
ResponderExcluirhttps://talodemaca.blogspot.com/
Opa, tudo bem por aí?
ResponderExcluirEu conheço várias pessoas que já passaram (ou que ainda estão) em um relacionamento abusivo. No início, são sempre flores, mas depois, vira uma obsessão e parece que tudo é motivo para uma discussão ou algo bem pior. Só quem já sentiu na pele o que é estar em um relacionamento assim, sabe o quão pesado isso é e como interfere para sempre na vida de quem passa. É uma tecla que deve ser batida constantemente para que as pessoas reconheçam os sinais de um relacionamento assim e caiam fora antes do pior e, quando há agressão ou ameaça ou algo do tipo, que denunciem ou consigam medidas protetivas etc. Parabéns pelo post! Ah, e adorei o seu blog, inclusive, já estou seguindo-o.
Abraços!
Acampamento da Leitura
Esse post e muito importante pois infelizmente ainda existe muitas pessoas que vivem um relacionamento abusivo assim e sem saber e por falta de conhecimento. Eu conheço muitas pessoas que já passaram por isso é sei o quanto é doloroso para a pessoa que esta vivendo e para nós que estamos de fora. Adorei o seu blog já ganhou mais uma leitora!! Um beijo
ResponderExcluirwww.jessicamourablog.com.br
Olá
ResponderExcluirTudo bem?
Que postagem mais precisa e informativa, simplesmente top e completa.
Estás de parabéns!
Beijos da Kah
Blog Mundo da Kah
Canal Blog Mundo da Kah
Instagram
Entendo pouco sobre relacionamentos, mas fomentar a discussão sobre relacionamentos abusivos é extremamente importante. Apesar de termos a visão voltada apenas para a mulher em um relacionamento heterossexual, o relacionamento abusivo permeia toda a sociedade, desde a infância, quando você tem ou é aquele(a) amiguinho(a) que manda e desmanda no outro, sobrepondo-se a ele(a), até quando seus pais são separados e utilizam argumentos para aproximar ou afastar de um ou de outro. Usar pessoas como objeto é algo "normal" para a espécie humana, haja vista que utilizamos tudo como objeto, inclusive nossa própria espécie.
ResponderExcluirAdorei o texto, primeiro por iniciar uma discussão necessária e segundo por ser um lugar no qual você pôde se abrir para seus leitores.
Abraços!
Victor Wallace - Wall's Books
https://wallsbooks.blogspot.com/
Que texto importante, eu sempre leio muito sobre isso, nós precismos falar sobre cada vez mais!
ResponderExcluirBeijo, Bru.
maniadebruna.com.br
Hey, Thay!
ResponderExcluirMeu primeiro relacionamento sério foi um relacionamento abusivo. E como era o primeiro, talvez foi mais difícil ainda perceber na época. Procurei apagar da memória o que era ruim, mas não é possível, afinal, como vc disse, passar por um relacionamento abusivo deixa marcas: insegurança física e psicológica, baixa autoestima, falta de propósito na vida, falta de confiança nas capacidades. A gente segue em frente, aprende muito depois de perceber, mas essa experiência não recomendo para ninguém!
Parabéns pelo texto e pela coragem em tratar do assunto.
Abraçz
Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje
Post Indicado
Super bacana esse post, principalmente nesse momento onde muitas mulheres estão sofrendo mais ainda. Parabéns pelo texto e trazer esse assunto de uma forma bem bacana
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Parabéns pelo post e por ter abordado um assunto tão sério e que deve ser discutido sempre.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos